sexta-feira, 18 de maio de 2012

QUAL A PIOR PROFISSÃO DO MUNDO?


Um grande amigo, advogado iniciante como eu, elaborou este artigo cujo título também intitula este post.

Com medo de sofrer retaliações (rs), implorou anonimato.

Leia, vale a pena!


"Qual a pior profissão do mundo?

Notadamente existem profissões que exigem do trabalhador grande esforço, trabalho braçal, cansativo, desgastante. Sinceramente, não sei responder qual a pior profissão do mundo, mas, seguramente, posso afirmar qual é a mais desrespeitada!

Trata-se do advogado.

Isso mesmo, aquele mesmo indispensável à administração da justiça, conforme consignado na Constituição Federal de 1988.

Porque vos falo isso? Vejamos.

Inicialmente, deve-se lembrar que o advogado, tem prerrogativas elencadas no Estatuto da Ordem dos Advogados do Brasil, mas, claro, pouquíssimas delas são devidamente cumpridas.

No que se refere ao Judiciário baiano então, nem se fala. A morosidade da justiça, a dificuldade de acesso ao processo, à ausência de funcionários nas varas, o péssimo serviço prestado pelos cartórios, entre outros, são apenas a ponta desse iceberg de problemas.

E o Magistrado? Lembra daquela TÉORICA frase de que os magistrados, promotores, procuradores e advogados possuem igualdade hierárquica? Não existe...

Mas o principal ponto da minha crítica não reside nisso, reside tão somente nas condições de trabalho encontradas pelo advogado. Os escritórios de advocacia celebram um dito contrato de “associação” para não caracterizar a relação como uma relação de emprego, regida pela CLT.

Ocorre que as atividades exercidas enquadram-se de forma explícita em uma relação de emprego, presente os requisitos autorizadores, quais sejam: onerosidade, subordinação, pessoalidade, habitualidade, alteridade.

Entristece-me saber que a luta para aprovação no vestibular, cinco longos anos de faculdade e o aterrorizante exame de ordem, não bastam de sofrimento.

Juro, que se alguém me pedir referências dessa profissão para escolha do curso no vestibular eu não indicaria.. você pode me perguntar, porque isso? Porque não vale a pena.

No âmbito trabalhista, vejo eletricistas, vendedores de shopping, motoristas de caminhão e ônibus, assistentes administrativos ganharem mais do que o advogado.

No meu caso, por exemplo, não recebo plano de saúde, vale-alimentação, vale-transporte, não tenho meu FGTS recolhido, não recebo 13º salário, férias (trabalho há 04 anos), horas extras...

Quer ver mais, fiz um contrato de locação de uma motocicleta para um motoboy que prestava serviço para uma empresa. Ele recebe R$ 500,00 de aluguel pela sua moto CG, ano 2009, que custa algo em torno de R$ 7.000,00.

Meu carro tem um ano e quatro meses, custou R$ 40.000,00, faço todos os trabalhos do escritório utilizando-o e.... não recebo nada por isso. Aliás, tenho que gastar muito dinheiro na sua manutenção!

E a gasolina? Se você é um instalador da SKY, você se dirige à casa do cliente em seu carro, gastando sua gasolina? É LÓGICO QUE NÃO!

Nenhuma profissão acontece isso, com exceção de qual??? Do advogado..

Tenho um gasto de 400,00 mensais só com a gasolina para o escritório.

E mais, se houver um acidente no percurso para o trabalho ou mesmo dentro do ambiente de trabalho, não terei direito ao auxílio doença, pois não contribuo com o INSS.

Se baterem no meu carro no percurso para uma audiência? Os gastos são meus, como já ocorrera uma certa vez.

Eu adoro o que eu faço, sempre tive sonho de ser advogado, mas confesso, estas condições de trabalho estão me desanimando muito.

Merecemos respeito, representamos o povo, temos a lei ao nosso lado!"

Anônimo. 


Pergunto: Há alguma mentira neste texto?

Comentem.

Abraços e até a próxima.

2 comentários:

  1. é isso ai peu, essa eh nossa rotina de trabalho! mas um dia isso muda! vamos trabalhar pra isso

    ResponderExcluir