terça-feira, 25 de junho de 2013

MINISTRA ELIANA CALMON ABRE CURSO PARA NOVOS JUÍZES E DIZ QUE JUDICIÁRIO ESTÁ EM GUERRA PARA RECUPERAR CREDIBILIDADE

Na abertura da quinta edição do Curso de Iniciação Funcional para Magistrados, a ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Eliana Calmon afirmou que há uma crise de credibilidade das instituições e que o Judiciário enfrenta uma “guerra” para recuperá-la. Para a ministra, que também é diretora-geral da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados Ministro Sálvio de Figueiredo (Enfam), essa batalha só será vencida com cidadania e a participação dos magistrados e da sociedade. 

O curso é promovido pela Enfam e visa qualificar juízes recém-empossados em diversos temas. Em especial são tratados assuntos que geram mais dúvidas ou que mereçam mais atenção dos magistrados, como a erradicação do sub-registro civil, a política nacional sobre drogas e o uso de bancos de dados do Executivo úteis ao Judiciário. 

Nesta edição da capacitação, participam 134 juízes dos Tribunais de Justiça do Distrito Federal, Minas Gerais, Mato Grosso, Paraíba, Rio de Janeiro e Rondônia, que terão uma semana de palestras, visitas e oficinas. 

Mudança

Eliana Calmon destacou que o curso deve conscientizar os novos juízes de que o Judiciário não basta a si mesmo e que deve interagir com os outros poderes do estado. “Essa semana será exaustiva pelas muitas palestras e oficinas, mas deve acrescentar conhecimentos importantes, como a estrutura do INSS e uma explanação sobre o funcionamento de Bacenjud”, disse. 

Salientou que outro aspecto vital do curso é mostrar que os juízes não estão sozinhos. Segundo ela, a Enfam e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) estão sempre prontos a apoiar os magistrados de todo o país, além da rede de contatos feita entre os participantes da capacitação. 

A ministra acrescentou que os juízes precisam assumir seu papel de ente social e devem iniciar a mudança aqui e agora. “Hoje a sociedade não faz um bom juízo dos magistrados. Temos que resgatar a credibilidade do Judiciário e não temos tempo a perder”, alertou. A magistrada afirmou que a atividade do juiz é de extrema importância para o destino das pessoas, sendo necessário convencer a população do comprometimento da magistratura nacional com a Justiça. 

Fonte: STJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário