segunda-feira, 23 de abril de 2012

ENTREVISTA MINISTRO CEZAR PELUSO


Na última quinta-feira, 19.04, o ministro do STF Cezar Peluso deu lugar na cadeira de presidente ao ministro Carlos Britto.

Aproveitando esta efeméride, bem como à própria aposentadoria do ministro Peluso que se avizinha, haja vista que comemorará 70 anos de vida no próximo mês de setembro, o sítio jurídico Consultor Jurídico - Conjur, realizou uma profunda entrevista com o ministro, na qual ele relata sua trajetória como estudante, como magistrado da Vara de Família e como ministro do Supremo.

Conta também as dificuldades e alegrias que teve durante a sua estada na Corte Suprema, o seu legado à frente da gestão do tribunal, traçou perfil de alguns ministros, conjecturou acerca do futuro da Corte, e muito mais.

Uma entrevista realmente imperdível. Confira links abaixo e não deixe de ler.

Primeira parte - Clique aqui.

Segunda parte - Clique aqui.

Terceira parte - Clique aqui.

Quarta parte - Clique aqui.

Quinta parte - Clique aqui.

Abraços e até a próxima.

Atualização em 23.04 às 13:20: A propósito desta série de reportagens feita com o Ministro Cezar Peluso, foi a própria, a pivô de uma briga entre o Ministro Peluso e o Ministro Joaquim Barbosa.

O ex-presidente da Corte acusou o colega de inseguro e insinuou que o Ministro Barbosa teria sido indicado em razão da cor, e não do binômio notável saber jurídico e reputação ilibada.

Por seu turno, o Ministro Barbosa afirmou ser o Ministro Peluso um tirano, além de desleal, corporativista e pequeno. Afirmou ainda que o Ministro Peluso tentou manipular o resultado de alguns julgamentos que vieram de encontro ao seu entendimento.

Vários ministros se posicionaram, contra e a favor da manifestação de ambos, mas todos fizeram questão de ressaltar o quão lamentável é o episódio, sobretudo do ponto de vista do respeito, ou falta dele, à instituição, que, sem sombras de dúvidas, foi quem mais saiu desonrada deste triste capítulo da estória do STF.

Esperemos que esta picuinha suprema não respingue nos vários julgamentos importantes (Mensalão em destaque) que a Corte terá pela frente ainda este ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário