sexta-feira, 9 de março de 2012

STF ARQUIVA INQUÉRITO CONTRA EX-DEPUTADO DO CASTELO


Lembram dele?

Pois então, para quem não lembra, este é o ex-deputado Edmar Moreira, mais conhecido como o "deputado do castelo", que em 2007 teve o seu esquema de apropriação indébita de contribuições previdenciárias desbaratado pelo Ministério Público Federal.

Em maio de 2009, o STF recebeu, por unanimidade, a denúncia do MPF contra o ex-deputado, entendendo o relator da matéria, ministro Carlos Britto, "que a denúncia está ancorada em elementos probatórios, empíricos e que sinalizam a ocorrência dos fatos narrados pelo titular da ação penal, fatos que de percepção pra mim imediata se amoldam ao delito tipificado na cabeça do artigo 168-A, do Código Penal" (crime de Apropriação Indébita Previdenciária).

Ocorre que, no último dia 01.03, o plenário do STF decidiu, também à unanimidade, arquivar o inquérito aberto contra o ex-deputado, sob o fundamento de que o ex-parlamentar não mais poderia ser punido, mesmo que fosse a ele imputada a pena máxima pelo delito praticado, haja vista que o crime já havia sido alcançado pela prescrição.

É que, o crime pelo qual foi denunciado o ex-deputado, previsto no art. 168-A do Código Penal, prevê a pena máxima de 05 anos, e segundo o art. 109, também do CP, o crime cuja pena máxima seja superior a quatro anos e não exceda oito anos, prescreve em 12 anos.

Ora, segundo a denúncia do MPF, a prática delituosa imputada ao ex-deputado, data do ano de 1998, estando, pois, o crime prescrito desde o ano de 2010. Isto sem contar o fato de que o ex-deputado completara 70 anos no ano de 2009, idade em que, segundo o Código Penal (art.115), a prescrição é contada pela metade, de sorte que, neste caso, o crime estaria prescrito em 2004.

Pois é. Mais uma vez a morosidade da justiça brasileira permite que a corrupção e a criminalidade se perpetue no país.

Em tempos de tentativa de resgate da dignidade e da moralidade do Poder Judiciário, com ações capitaneadas pelo CNJ e pelo próprio STF, notícias como esta fazem com que os cidadãos brasileiros, cada vez mais, se acostumem ao vício da impunidade que infelizmente assola o pais.

Comentem!

Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário