sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

MINHA 1ª AUDIÊNCIA

Como o blog também se propõe a dividir com os leitores a experiência profissional dos autores, escrevo este post para relatar a aventura que foi a minha primeira audiência.

Na verdade, a situação não teve nada de excepcional. Mas, não posso deixar de registrar a satisfação e o sentimento de conquista que senti depois de levantar da mesa de audiência.

Bom, começando pelo começo, devo dizer que a minha primeira audiência foi no último dia 16.02, ou seja, quinta-feira feira já de Carnaval na cidade, véspera do meu aniversário.

Meu colega de escritório, Dr. Leonardo, com alguns anos de experiência na profissão, me escalou pra fazer essa audiência, e me deu algumas dicas para eu não passar a imagem de que era minha estréia em audiências.

Falou pra eu estudar o caso, ler as peças, os documentos, estudar as perguntas que eu ia fazer à testemunha a ser ouvida, bem como o lugar onde eu, como patrono da parte ré, deveria sentar-me (segundo ele, à direita do Juiz).

Assim o fiz, e cheguei ao local da audiência com tudo preparado, na ponta da língua. Mas como a audiência não era una, ou seja, era dividida em audiência inaugural e audiência de instrução e julgamento, foi designada nova audiência para maio, em razão da necessidade de oitiva de testemunha.

Ainda assim, me senti realizado por ter cumprido, com sucesso, mais uma etapa da atividade profissional que escolhi para a minha vida.

Mas nem tudo foi perfeito. Ao sentar-me à mesa de audiência, o conciliador logo me advertiu de que eu havia sentado no lado errado da mesa, e que eu deveria me sentar à sua esquerda, local destinado á parte ré.

Tentei disfarçar, dizendo que era o costume da justiça trabalhista, onde as posições de autor e réu em audiência é invertida, mas parece que não colou. Ficou estampado na minha testa que era sim a minha primeira audiência.

Agora fica a pergunta. Isso foi ou não foi trote do meu colega de escritório? rs.

Abraços e até a próxima.

Um comentário:

  1. Mas a primeira audiência tem que ter alguma emoção, mico, não é?
    Por isso eu acho que realmente foi um trote do Dr. Léo rs.

    ResponderExcluir