quarta-feira, 26 de setembro de 2012

ARTIGO: JULGAMENTO DO MENSALÃO NO STF PODE NÃO VALER

Artigo publicado no sítio jurídico Consultor Jurídico - Conjur, de autoria do advogado e professor Luiz Flávio Gomes, traz uma análise dos julgamento da AP 470, do chamado mensalão, á luz da jurisprudência da Corte Interamericana de Direitos Humanos.

Segundo o jurista, com base no histórico dos julgamentos da mesma estirpe que já foram submetidos ao reexame pela Corte Interamericana de Direitos Humanos, e considerando a possibilidade dos advogados de defesa levarem o caso à Corte, a teor da jurisprudência consolidada daquele tribunal, notadamente no que diz respeito à garantia ao duplo grau de jurisdição, seria, segundo o autor, inevitável a anulação do julgamento, com a determinação de que fosse realizado novo julgamento, respeitando o duplo grau de jurisdição, o que, decerto, acarretaria o desfazimento da coisa julgada, podendo eventualmente ocorrer a prescrição de vários crimes. 

De se destacar que se tratam, a priori, de meras conjecturas do autor, uma espécie de futurologia. Mas, considerando a magnitude deste julgamento, inclusive em âmbito internacional, não se deve, de todo, descartar esta possibilidade, não acham?

Aguardemos.

Não deixe de ler o artigo (clique aqui e leia).

Abraços e até a próxima.


Nenhum comentário:

Postar um comentário