quinta-feira, 22 de novembro de 2012

MINISTRO JOAQUIM BARBOSA ASSUME A PRESIDÊNCIA DO STF NESTA QUINTA-FEIRA


Depois de nove anos de casa, o ministro Joaquim Barbosa assume a presidência do STF nesta quinta-feira, 22, na vaga decorrente da aposentadoria do ministro Ayres Britto.

Joaquim Benedito Barbosa Gomes foi indicado para o Supremo em 7/5/03 pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Um mês depois, em 5/6/03, o Diário Oficial da União trouxe sua nomeação à Corte e em 25/6/03 o então membro do MPF passou a ocupar o cargo de ministro do Tribunal.

Antes mesmo de tomar posse como presidente do STF, Joaquim Barbosa já foi pivô de situações controversas. Em 2009, ele se desentendeu com o ministro Gilmar Mendes, sendo que já havia discutido com os ministros Eros Grau e Marco Aurélio. No mesmo ano, renunciou ao cargo de ministro do TSE por motivo de saúde. Em 2010, o jornal O Estado de S. Paulo flagrou o ministro tomando cerveja com os amigos enquanto estava de licença médica. Na ocasião, JB usou o site do Supremo para responder à publicação (!). Já em 2012, Joaquim Barbosa foi considerado herói por muitos devido à sua atuação no julgamento do mensalão, mas também travou embates ríspidos com os colegas, principalmente com o ministro Ricardo Lewandowski.

Bem diferente de seu antecessor, o apaziguador e calmo ministro Ayres Britto, Joaquim Barbosa é tido como uma pessoa de gênio mais difícil e ânimos exaltados. Recentemente, o ministro afirmou que "cada um tem seu estilo". Segundo ele, o seu é de "muita clareza, simplicidade e transparência".

Natural de Paracatu, JB será o 9º presidente do Supremo proveniente de MG, Estado que mais vezes teve um representante na presidência da Corte. Conheça os outros mineiros que "encabeçaram" o Tribunal.

Fonte: Migalhas

Nenhum comentário:

Postar um comentário