terça-feira, 12 de novembro de 2013

ADVOGADOS SÃO HOMENAGEADOS EM EVENTO POR CONTRIBUÍRAM NA CONSTITUIÇÃO

Advogados que colaboraram e atuaram na Assembleia Nacional Constituinte foram homenageados nesta quinta-feira (7/11), durante o seminário 25 anos da Constituição Cidadã, que comemorou o aniversário da Constituição promulgada em 1998. No evento, organizado por entidades da classe, foi destacada a importância da advocacia na elaboração da Carta Magna.

“A advocacia se orgulha de ter sido agente propulsora da redemocratização do país, nas lutas pelo fim da ditadura militar, na luta pelas Diretas Já, na formação da Assembleia Constituinte e na defesa dos valores e das liberdades que a Constituição assegura. Por isso, nós da advocacia paulista fazemos essa homenagem para aqueles que participaram desse momento histórico”, afirmou Marcos da Costa, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil de São Paulo.

José Horácio Halfeld Rezende Ribeiro, presidente do Instituto dos Advogados de São Paulo (Iasp), ressaltou a importância da homenagem: “Devemos reverenciar a democracia e o Estado Democrático de Direito que decorrem da nossa Constituição Federal. A promessa do país do futuro continua acesa, fortalecida e endossada por uma Constituição que nos garante grandes poderes e responsabilidades”.

Sérgio Rosenthal, pesidente da Associação dos Advogados de São Paulo (Aasp) também falou sobre a importância da homenagem aos advogados constituintes: “O momento é importante porque celebramos os 25 anos da constituição e pela feliz oportunidade de homenagear os advogados que colaboraram na formação da Constituição. São eles os verdadeiros patronos da nossa democracia e por esse cenário de estabilidade que vivemos hoje”.

Advogados homenageados

Plínio de Arruda Sampaio, um dos que recebeu o reconhecimento da classe, falou em nome de todos os 30 homenageados. “Esta é a Constituição mais avançada que o Brasil já teve. Tenho um grande orgulho de fazer parte deste momento histórico. É Constituição Cidadã porque nenhuma outra outorgou tantos direitos e meios para o cidadão defender os seus direitos. Agradeço, em nome de todos os advogados, a homenagem recebida”, finalizou.

Para o advogado Pedro Dallari, também homenageado, a Constituinte foi um momento único da história brasileira das ultimas décadas: “ Foi o momento em que se passou a limpo a sociedade brasileira, a história do Brasil e se preparou o pais para um período de duas décadas e meia, muito positivo de avanços muito grandes e um aspecto que eu tenho lembrado e que eu noto isso é que os presidentes da república desses 25 anos por cerca de 20 anos foram constituintes é Itamar Franco, Fernando Henrique Cardoso e Luis Inácio Lula da Silva. A Constituinte foi um momento em que se discutiu o Brasil, um processo muito positivo do ponto de vista histórico político”.

Foram homenageados os seguintes advogados: Agripino de Oliveira Lima Filho, Airton Sandoval, Farabulini Júnior, Mendes Thame, Tito Costa, Arnaldo Faria de Sá, Arnold Fioravante, Fábio Feldman, Felip Cheidde, Francisco Amaral, Francisco Rossi, Gastone Righi, João Orlando Duarte da Cunha, Joaquim Vicente Ferreira Belivacqua, Bernardo Cabral, José de Camargo, José Geraldo de Ataliba Nogueira, José Maria Eymael, José Theodoro Mendes, José Yunes, Koyu Iha, Michel Temer, Plínio de Arruda Sampaio, Robson Marinho, Amauri Mascaro, Antônio Cláudio Mariz de Oliveira, Celso Antônio Bandeira de Mello, Flávio Bierrenbach, Jorge Eluf Neto, José Afonso da Silva, José Roberto Batochio, Pedro Dallari e Ulysses Guimarães (in memoriam).

O evento foi promovido pela OAB-SP, Iasp, Aassp, em parceria com a Associação dos Procuradores do Estado de São Paulo (Apesp), Associação dos Procuradores do Município de São Paulo (APMSP), Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas (Abracrim) e Caixa dos Advogados de São Paulo (Caasp). 

Com informações da Assessoria de Imprensa da OAB-SP.

Fonte: Conjur

Nenhum comentário:

Postar um comentário