sexta-feira, 5 de julho de 2013

EMPRESAS E ESCRITÓRIOS BUSCAM MAIS ADVOGADOS NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2013

Quem trabalha com recrutamento de advogados concorda que está mais fácil arranjar boas vagas de trabalho em 2013 do que foi em 2012. Levantamento feito pela Michael Page Brasil, empresa de recrutamento, aponta um aumento de 30% na demanda geral por advogados nos cinco primeiros meses do ano, em comparação ao mesmo período em 2012. Na Hays, outra empresa que atua na área, a percepção também é de aumento. As empresas, no entanto, não divulgam números absolutos.

Pelos dados da Michael Page, os tributaristas foram os advogados mais requisitados, tendo um aumento de vagas de 35%. Os especialistas em Direito Imobiliário tiveram 25% a mais de vagas, enquanto os que trabalham na área societária tiveram 15% e quem trabalha em mercado de capitais viu aumento de 10% dos postos de trabalho.

A demanda esteve mais nas empresas (60% das vagas abertas) do que em escritórios (40%). Entre os escritórios que mais contrataram encontram-se os escritórios de médio porte, que responderam por metade das vagas.

“Embora a economia brasileira tenha apresentado estagnação nesse primeiro semestre, o que diminuiu o volume de operações, muitos negócios estão em fase de desenvolvimento, esperando o melhor momento para serem executados”, explica João Marco, diretor executivo da Michael Page que responde pela divisão de Legal.

Raul Cury Neto, que coordena a mesma área na Hays, conta que já trabalhava com precisão de que 2013 seria melhor que 2012, mas não tão bom quanto o mercado no primeiro semestre de 2011. Ele elenca os motivos para 2012 ter sido um ano ruim para contratações: “Inflação aumentando no Brasil; Europa em crise muito forte; e eleições na Itália, Grécia e nos EUA criaram um clima de instabilidade, onde ninguém quer contratar”.

Em 2013, completa Cury Neto, investimentos têm sido feitos no Brasil e tendem a aumentar, com a proximidade dos grandes eventos esportivos, como Copa do Mundo e Olimpíadas.

Fonte: Conjur (Clique aqui para ter acesso à matéria completa do Conjur e veja os salários pagos a advogados nos últimos três anos, segundo dados da Michael Page).

Nenhum comentário:

Postar um comentário