sexta-feira, 17 de maio de 2013

INGLATERRA ORIENTA POLÍCIA A NÃO DIVULGAR NOME DE SUSPEITO ATÉ SER INDICIADO

O governo da Inglaterra está orientando a polícia a não divulgar o nome de um suspeito imediatamente após a sua prisão. A orientação é que a identidade do acusado só se torne pública depois que ele for indiciado. A instrução foi dada pela ministra Theresa May, responsável pela Polícia no Reino Unido, e chancelada pelo primeiro-ministro, David Cameron.

O debate sobre o direito ao anonimato de suspeitos ganhou corpo no final do ano passado, com a prisão do apresentador da BBC Stuart Hall. Ele é acusado de abusar de menores de idade. Embora a polícia tenha tentado manter sua identidade em sigilo, a imprensa britânica acabou descobrindo e publicando o nome de Hall. Depois que sua prisão foi anunciada pelos jornais, outras vítimas do apresentador procuraram a polícia para relatar abusos.

O episódio passou a ser usado como exemplo de como a exposição dos acusados pode ajudar a Justiça. É com base nele que imprensa e grupos defensores da liberdade de expressão pedem que a polícia torne público o nome de todo mundo que for preso, seja essa pessoa indiciada ou não.

Os apelos não estão surtindo efeito. Nesta quarta-feira (15/5), a ministra Theresa May enviou uma carta ao recém-criado College of Policing, encarregado de ditar normas de conduta para a polícia, pedindo que oriente os policiais a só divulgar nome de suspeito indiciado. A recomendação da ministra é que a identidade seja preservada mesmo durante a prisão. A partir do indiciamento, o nome do indiciado precisa ser revelado para a imprensa.

A orientação, que deve constar no novo manual de conduta que vai ser escrito pelo College of Policing, não é uma novidade dentro da corporação. Já fazia parte tanto das instruções da associação de policiais britânica como dos procedimentos da polícia não divulgar nome de suspeito. Em comunicado divulgado pela imprensa, a associação reafirmou sua postura em preservar a identidade dos presos pelos menos até o indiciamento.

Fonte: Conjur

Nenhum comentário:

Postar um comentário