terça-feira, 9 de abril de 2013

POLÍCIA MILITAR DO RIO DE JANEIRO É RESPONSÁVEL POR 30,2% DOS CASOS DE EXTORSÃO, APONTA PESQUISA

A Polícia Militar do Rio de Janeiro é considerada a mais corrupta do país segundo resultado da Pesquisa Nacional de Vitimização do Instituto Datafolha, encomendada pelo Ministério da Justiça e pelo Programa das Nações Unidas Para o Desenvolvimento. A PM do Rio é responsável por 30,2% dos casos de extorsão no país. As informações são do jornal O Globo.

Segundo o levantamento, o Rio de Janeiro tem o maior número de vítimas desse tipo de crime do que todos os estados da região Sudeste somados, inclusive São Paulo, que tem a maior população e a maior corporação militar do país. A pesquisa ouviu 78 mil pessoas em 26 estados. Depois do Rio, São Paulo desponta com 18,2% dos casos de entrevistados que relataram ter sofrido extorsão e pagado propina a policiais.

Dos entrevistados pela pesquisa, 61,3% acreditam que os policiais militares fazem vista grossa para a corrupção de seus colegas. O maior índice de desconfiança foi registrado em Roraima (74,7%). O estado do Rio vem em seguida, com 69,6%, e depois São Paulo (61,2%) e Minas (55,9%).

Expulsão de servidores

De acordo com a secretária nacional de Segurança Pública, Regina Miki, a Polícia Militar do Rio enfrenta o problema com uma alta taxa de expulsão de servidores. Entretando, isso tem contribuído para o crescimento das milícias.

A crítica feita pela titular da Senasp se refere aos milhares de servidores expulsos das fileiras das polícias Militar e Civil do estado. De 2008 até o ano passado, 1.411 PMs e policiais civis foram expulsos no estado. Ela chama a atenção para a ausência de uma política de recuperação do policial antes de expulsá-lo e de um acompanhamento social após a expulsão, o que poderia evitar que ele se tornasse, por exemplo, um miliciano.

O titular da Corregedoria Geral Unificada, Giuseppe Vitagliano, afirma que a reforma ou a demissão de oficiais é mais lenta porque só pode ser feita por meio do Tribunal de Justiça e a demora se dá por conta do grande volume de processos.

O governador Sérgio Cabral rebateu as críticas de Regina Miki. Ele disse que seu governo é o que mais combate a má conduta de policiais e que a corporação fluminense é a mais corajosa do Brasil para enfrentar o crime organizado.

Fonte: Conjur

Nenhum comentário:

Postar um comentário