quarta-feira, 17 de abril de 2013

CESSIONÁRIO DE CONTRATO DE GAVETA SEM ANUÊNCIA DO CREDOR NÃO PODE ANULAR EXECUÇÃO CONTRA MUTUÁRIO ORIGINÁRIO, DECIDE TRF2

Para a 6ª turma especializada do TRF da 2ª região, o adquirente de imóvel hipotecado em garantia de financiamento nos moldes do SFH - Sistema Financeiro da Habitação que firmou contrato de gaveta com o mutuário original sem a intervenção da CEF - Caixa Econômica Federal não pode anular execução extrajudicial levada a cabo contra os verdadeiros devedores.

No caso em tela, um casal adquiriu imóvel residencial da Master Incosa Engenharia S.A. por intermédio da CEF, que atuou como interveniente credora. Posteriormente, a autora da ação tornou-se cessionária, assumindo o débito e as obrigações contratuais firmadas entre a CEF e os mutuários originários, sem a concordância da credora hipotecária.

A autora atrasou as parcelas, originando um procedimento de execução extrajudicial do contrato. Ela ajuizou a ação objetivando a anulação do procedimento, alegando que não foi intimada pessoalmente sobre as datas dos leilões. No entanto, a turma entendeu que o mutuário originário ocupa a posição de devedor para todos os efeitos legais em contratos de gaveta firmados sem a anuência da instituição mutuante.

"O contrato celebrado com outras pessoas físicas não coloca a autora em posição que lhe permita discutir a relação jurídica originalmente existente, buscando direitos relativos aos contratantes originários. Isso porque a transferência do mútuo se deu sem a necessária intervenção da CEF, conforme exigido pelo artigo 1º, parágrafo único, da lei 8.004/90", afirmou o desembargador Guilherme Couto de Castro, relator da apelação.

Clique aqui e veja a íntegra da decisão.

Fonte: Migalhas

Nenhum comentário:

Postar um comentário